Life Hacks

6 Competências Imprescindíveis a todos os Estudantes do Século XXI

Margarida Coutinho
Redatora com Futuro
11 Janeiro 2018

Hoje em dia cada vez é mais difícil ser um estudante completo. Pedem-nos para saber além do português e da matemática, trabalhar em grupo, apresentar os nossos projetos, e muitas vezes, estas soft skills são importantes definidores da nossa marca pessoal, cada vez mais valorizados na chegada ao mercado de trabalho. Hoje em dia cada vez é mais difícil ser um estudante completo. Pedem-nos para saber além do português e da matemática, trabalhar em grupo, apresentar os nossos projetos, e muitas vezes, estas soft skills são importantes definidores da nossa marca pessoal, cada vez mais valorizados na chegada ao mercado de trabalho. 

Mas de todas essas skills, quais são aquelas verdadeiramente essenciais para um estudante ter? Neste texto apresentamos-te as grandes 6 capacidades que, de acordo com um estudo realizado pela Global Digital Citizen Foundation, são as mais importantes para um estudante do século XXI. 

  • Resolução de problemas – os estudantes precisam de ser capazes de resolver problemas complexos em tempo real. Os estudantes, ao serem confrontados com os problemas reais do dia a dia, devem pensar ativamente em soluções simples e eficazes. Não, não estamos a falar de quando ficas sem meias lavadas, mas sim daqueles problemas que até podes já ter pensado em soluções, mas deixaste que fossem os outros a resolver. Não tenhas medo de errar, o estudo indica que errar é um processo normal e até bastante enriquecedor pois leva-te a restruturares a ideia ou até a arranjares uma ideia ainda melhor! Arrisca! 
  • Criatividade – os estudantes devem ser criativos e pensar “fora da caixa”. Este é um dos fatores mais importantes pois diferencia-te de todas as outras pessoas. Hoje em dia, somos ao mesmo tempo produtores e consumidores o que fomenta cada vez mais o espírito crítico. Se conseguimos identificar os problemas, devemos ser capazes de pensar em formas criativas e autênticas de os solucionar. É através da expressão da nossa criatividade que podemos crescer não só a nível profissional, como a nível pessoal! Inspira-te, cria e vais encontrar novos conhecimentos sobre ti mesmo! 
  • Pensamento analítico – os estudantes devem ser capazes de pensar analiticamente, que inclui analisar através de comparações ou contrastes, e aplicar esse conhecimento de forma autónoma. O pensamento analítico é fundamental para a vida académica, profissional e pessoal, é o chamado “descomplicar”. Este tipo de pensamento é mais associado a análises científicas ou matemáticas, no entanto, pode (e deve) ser adaptado a realidades sociais e podes começar mesmo no teu dia a dia. 
  • Trabalhar em grupo – os estudantes devem facilmente trabalhar em grupo com diferentes pessoas. Se és aquele estudante tímido que prefere sempre os trabalhos individuais, desculpa, mas vais ter mesmo de enfrentar os teus medos! Qualquer que seja o teu trabalho de sonho, vais sempre ter que interagir e trabalhar com pessoas por vezes muito diferentes de ti! Faz um esforço e muda de grupo de trabalho, vai interagir com aquelas pessoas com quem nunca trabalhaste, e quem sabe vais aprender ainda mais do que esperavas! 
  • Comunicação – os estudantes devem conseguir comunicar facilmente com os outros, tanto a nível pessoal como virtual. Voltamos ao ponto anterior, em qualquer emprego vais ter de comunicar com as pessoas à tua volta e quanto mais natural, simples e percetível fores, mais serás valorizado/a. Ser um expert na linguagem dos emojis não chega é certo! Quando estiveres a trabalhar não vais mandar um snap no hospital ao teu chefe para lhe avisares que não podes ir trabalhar certo? Por isso investe na comunicação, seja naquela apresentação oral que tens marcada ou num blog que queiras criar. 
  • Responsabilidade Ética – os estudantes devem estar conscientes do seu Planeta, dos seus deveres e das suas responsabilidades enquanto cidadãos. Todos sabemos o que é o aquecimento global ou a poluição, mas o que fazemos em relação a isso diz muito sobre nós. Podes estar a perguntar, o que é que isto tem a ver com o teu futuro no mercado de trabalho? Tudo! Cada vez mais as grandes empresas se preocupam com a sua pegada ambiental e procuram trabalhadores que possuam a mesma preocupação e tolerância. 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!