Life Hacks

7 dicas para teres altas notas no final do ano

Catarina Caria
Redatora com Futuro
7 Dezembro 2017

Certamente, todos nós sabemos o que é sair de casa e ainda estarem por apagar as luzes na rua, estar sentado numa cadeira, durante horas, a pensar no conforto da nossa cama, ou desejar fechar os olhos, nem que seja por um segundo. 
Estes são alguns dos desafios que milhares de alunos enfrentam diariamente ao amanhecer e, não obstante a preguiça e o sono, há múltiplas formas de os atenuar e aumentar a nossa concentração nas aulas. 

A dica mais evidente e, talvez, a mais importante é assegurar uma boa noite de sono. Estar focado naquilo que está a ser lecionado implica que, na noite anterior, o teu cérebro tenha descansado para te sentires enérgico durante aquelas horas, caso contrário, estarás apenas a fazer um casting para o The Walking Dead. 

Quantos de vocês se preocupam com a quantidade de água que ingerem? Pois bem, estar hidratado durante o dia é crucial para garantir uma maior atenção e absorção dos conteúdos lecionados. Para além disso, um truque para despertares quando o sono começa a apertar é beber um pouco de água. Vais ver que resulta! 

Procura sentar-te com alunos aplicados e que sabes que te incentivarão a estares atento e empenhado na aula. Desta forma, a possibilidade de iniciarem conversas sobre outros assuntos irá diminuir consideravelmente. 

Desliga-te. Por vezes é difícil afastarmo-nos das redes sociais. Há sempre aquela curiosidade para ver se o crush meteu like na última foto do Instagram. Para evitares estes momentos de perda de atenção, o melhor será sentares-te na fila da frente, o que diminuirá as probabilidades de estares preso ao telemóvel, ou então optar mesmo por tê-lo desligado durante o período da aula. 

Desafia-te. A melhor maneira de permanecermos interessados numa aula é se procurarmos questionar aquilo que nos é transmitido, seja através, de perguntas colocadas ou de comentários que consideres pertinentes. Sai da tua zona de conforto. Ao fazê-lo, consegues perceber bastante melhor os conteúdos lecionados e não perderás o foco por um único momento.  

Retira apontamentos. Por vezes, pensamos que é desnecessário apontar aquilo que já está no livro. Todavia, ao fazê-lo reduzirás a sonolência e ficarás muito mais concentrado. 

Motiva-te. Para muitos pode parecer um filme de Nicholas Sparks o drama que é deixar a cama tão cedo, mas se estabeleceres objetivos ou metas a cumprir, seja a curto ou a médio prazo, tudo fará muito mais sentido. Acordarás entusiasmado com o advento de um novo dia, de uma nova oportunidade para caminhares na senda do teu sucesso.  

Agora que tens alguns conselhos sobre como vencer a fatiga matinal, não deixes de os pôr em prática! A sensação de dever cumprido e de self-improvement irão compensar aquelas horas de sono a menos. 
Até porque e, adaptando o velho provérbio a este contexto, deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz aprender! Boas aulas! 


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!