Life Hacks

Como tornar 2018 o teu ano

Catarina Caria
Redatora com Futuro
9 Janeiro 2018

2018. Novo ano, novos objetivos, novo “Eu”?!

Depois das doze passas, do Champagne a ser servido ou dos gritos eufóricos de quem faz a típica contagem decrescente para o advento de um novo ano, surge o discurso cliché que a grande maioria adota: “Este é ano em que só tiro positivas”: “Este é o ano em que entro para o ginásio”; “Este é o ano em que faço uma viagem para me recompensar”; “Este é o ano em que não chumbo uma disciplina”;“Este é o meu ano!”.

Deixem-me contar-vos um segredo: O sucesso não se atinge com a viragem de um ciclo, é um processo constante de esforço, persistência, determinação e, sobretudo, vontade.

Um novo ano é como um recomeço, um “fresh start” para muitos, mas a verdade é que muitos dos objetivos que estabelecemos acabam por ser esquecidos na segunda ou terceira semana de janeiro. A nível escolar, a par de outras dimensões da nossa vida, por vezes, sentimo-nos sem rumo, pouco motivados e até derrotados. Por isso, para quê esperar pelo dia 1 de janeiro para mudar a tua vida?

Afinal de contas, o destino és tu que constróis diariamente.

Encara cada desafio como se fosse o derradeiro, esmera-te em tudo o que fizeres, mesmo que seja um trabalho de casa mais aborrecido. Vale sempre a pena.

Em 2018 faz promessas, estabelece objetivos realistas e específicos daquilo que queres alcançar a médio e longo prazo e, acima de tudo, cumpre-os. Relembra-te, diarimente, da força que te guia, daquele sonho que queres mesmo muito concretizar. Não esperes pelo soar das doze badaladas. A mudança começa agora e depende, inteiramente, de ti.

Arranja tempo para fazeres o que mais gostas e te enriquece pessoalmente, seja aquele livro que queres muito ler ou o desejo de aprender uma nova língua. Fá-lo, sem medos.

Não te sintas desmotivado/a caso não consigas à primeira. Errar é natural, inatural é não tentar. Se este é o ano em que queres finalmente acabar o secundário, foca-te nisso, trabalha para isso. Anota os teus progressos e isso manter-te-á motivado/a. Sabes aquela faculdade e aquele curso que sempre quiseste? Continua lá e TU podes conseguir.

Esquece os “Ah, fica para o ano!”, porque AGORA é o momento. Tens 12 meses, 365 dias, 8760 horas para fazeres aquilo que sempre quiseste fazer, para orgulhares aqueles que te rodeiam e para que, no final de 2018, possas comemorar as tuas conquistas e sucessos, com um sentimento de  “Missão Cumprida”. 


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!