Editor Inspiring Future

Dicas importantes se vais viajar nas férias: Documentos necessários

Categoria: Amplifica-te

Durante estas férias queremos que te amplifiques. Já escrevemos um artigo sobre cenas fixes para fazeres durante as férias grandes, e agora vamos explorar mais uma das hipóteses: viajar. Há quem não consiga estar muito tempo na mesma cidade ou país, e, para aqueles que têm bicho carpinteiro no sangue, eis algumas dicas importantes.
 
Começamos pelos documentos importantes para quem vai sair de Portugal. Nós, europeus, estamos habituados a que o Cartão de Cidadão seja o único cartão de identificação necessário para quando viajamos. Mas a história não é bem assim. Apesar de haver poucas fronteiras físicas entre países, alguns territórios ainda exigem passaporte - fazer um custa, no mínimo, 65 euros.
 
O PEP - Passaporte Eletrónico Português - é um documento válido em 172 países e demora 5 dias a estar pronto. Se pedires com urgência o prazo encurta para dois, mas o teu orçamento tem de alargar para os 95 euros. Todas as tuas questões podem ser respondidas aqui. Fora da Europa, precisas sempre de um passaporte com mais de seis meses de validade. Dentro da Europa, será necessário para viajar até ao Reino Unido depois do Brexit entrar em vigor. Por agora o CC é suficiente. Para países como a Suiça, é sempre melhor teres o passaporte contigo.
 
Cartão Europeu de Seguro de Saúde é outro documento importante, sobretudo se vais viajar para vários países. Podes pedir este cartão pela internet. Para isso, tens de te registar no portal da segurança social direta, onde entras com o teu número de segurança social, no verso do teu CC. Este cartão é importante porque te garante acesso a cuidados de saúde tal como se estivesses em Portugal caso te aconteça alguma coisa no estrangeiro. Podes saber mais aqui.
 

Ending the weekend in Venice!

Uma publicação partilhada por Travel + Leisure (@travelandleisure) a

Outro documento importante é um cartão de estudante. Não tanto para questões jurídicas mas para descontos. Os cartões universitários e jovens dão descontos junto de várias entidades. Só tens de ter informar se o teu cartão permite que acedas a esses descontos, como bilhetes de transportes mais acessíveis ou entradas grátis em museus. Sobre o cartão de crédito - que pode ser o teu cartão de estudante, vamos escrever no próximo artigo. Fica atento! 
 


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.