Mercado de trabalho: 3 dicas para ser impossível rejeitar-te

Editor Inspiring Future
9 maio 2019

Esta terça-feira as notícias do aumento do desemprego jovem fazem correr tinta ou caracteres nos jornais e, como outro indicador económico, marcam a atualidade do dia. A realidade tem de ser conhecida e por mais que estes factos nos possam desanimar, é importante olhar as coisas sempre de outra perspetiva. Essa é uma das bandeiras do Unlimited Future, que te diz logo que o futuro não será limitado por nada, muito menos pelas estatísticas. Como te tornares tão bom que será impossível dizerem-te que não é o que vamos tentar explicar-te resumidamente:

  • Reúne competências enquanto estás a estudar: É fundamental, independentemente da área, mostrares que és proativo. E como há áreas onde é mais complicado ter algum tipo de experiência sem ter licenciatura, não te esqueças de que as soft skills podem ser treinadas em qualquer profissão. Não fazer nada é que não é opção!
  • Escolhe algo em que te tornes muito bom: É difícil fazeres-te destacar num mercado onde há tanta competição e luta pelas mesmas coisas. O que significa que tens de te fazer sobressair. Para isso, das estratégias mais eficazes é seres um expert em determinada área. Mas não te esqueças de uma coisa: por vezes as organizações preferem pessoas que sabem fazer bem muitas coisas do que alguém sublime em apenas uma tarefa ou competência. Este equilibrio que quase parece a quadratura do círculo é uma demanda que terás de ser tu a percorrer.
  • Comunicação e negociação: estas são competências transversais a qualquer carreira. QUALQUER. Queiras seguir a área cientifico-humanística, artística ou desportiva, terás sempre de negociar e comunicar. Portanto o melhor é saber fazê-lo. Até porque estes dois parâmetros seguir-te-ão para a vida. Isto porque não fazer nada não é opção 😉 Podes saber mais sobre Negociação e Comunicação aqui e aqui ou se quiseres, vem a um dos workshops do Unlimited Future.