Natal: O que oferecia um finalista de Relações Públicas e Comunicação Empresarial a um caloiro do mesmo curso?

Editor Inspiring Future
6 dezembro 2021

Nesta última semana de presentes trazemos-te também os vários aspetos a ter em conta se queres enveredar pelo mundo das relações públicas e comunicação empresarial. Pedrimos à Carolina Conduto Semedo para nos contar o que se passa na licenciatura dela. Espreita o texto abaixo para estares bem preparado!

Com a chegada da época natalícia e do inicio ao corrupio às lojas para aproveitar o final das promoções, de modo a conseguir comprar duas ou três prendas com desconto, foi-me lançado o desafio que escrevesse um pequeno texto onde exemplificasse três prendas para caloiros do meu curso, por isso, se estás a pensar em entrar no mundo das RP e és novato nisto, aqui ficam três presentes que tens de ter, sem duvida, no teu sapatinho:

A primeira é, sem margem para dúvida uma agenda. Acredito que é algo essencial para quem se quer safar no mundo das RP. Andamos sempre a correr, com 40 trabalhos para entregar e uma ou duas festas da AE lá pelo meio (e às quais devemos ir para trabalhar na nossa rede de contactos…), por isso, uma agenda é algo completamente indispensável para qualquer pessoa que esteja no inicio do ensino superior, arrisco-me a dizer. A mudança do secundário para o ensino superior acaba por ser um grande choque e acredito que vimos mal preparados no que toca à gestão e organização do tempo. Por isso sim, sem dúvida que a agenda ia sempre a minha primeira opção.

A segunda seria sempre uma máquina de café, ou vales de desconto no café da rua. Isto porque, enquanto RP e a nossa tendência geral para procrastinar, acabamos por deixar tudo para a última e acumulamos 40 coisas para fazer. Mesmo se não fores dos que deixam tudo para a última, vais ter muito trabalho pela frente. É aqui que entra o nosso amor maior, a cafeína. Vai ser a maior ajuda para aquelas noites longas em frente ao computador e aos livros, onde já só consegues abrir os olhos com recurso a fita cola.

A última prenda seria um bom vale de desconto para um jantar com amigos, porque há alturas que estamos tão sobrecarregados que acabamos por esquecer um pouco os que estão ao nosso lado. Acho que o maior conselho que posso dar é mesmo arranjar SEMPRE tempo para os amigos, pois uma saída de vez em quando acaba por ajudar no alivio do stress e a pôr a conversa em dia, algo que acredito ser essencial para alguém que vive num mundo tão agitado como é o nosso.

Ficam aqui as minhas sugestões! Bom Natal e boa sorte 😉

Carolina Conduto Semedo, finalista de Relações Públicas e Comunicação Empresarial na ESCS, em Lisboa.