Editor Inspiring Future

O que costuma sair no exame de Física e Química?

 

O exame de Física e Química incide, como sabes, sobre a matéria dada no 10º e 11º ano, o que resulta em oito temas de matéria. Não vamos dividir o exame nesses temas, até porque essa informação não é fornecida no relatório que usamos como base para estes artigos, mas apresentamos-te dois temas de matéria que têm saído todos os anos entre 2010 e 2016: Energia em movimentos (Unidade 2 da componente de Física do 10º ano) e Química e indústria: equilíbrios e desequilíbrios (Unidade 1 da componente de Química do 11º ano).

- Conhecimento e compreensão de conceitos
- Compreensão das relações entre conceitos e aplicação de conhecimentos em contextos diversificados
- Análise, interpretação e avaliação crítica de informação, aplicação de conhecimentos a situações complexas, desenvolvimento de estratégias de resolução e de comunicação

Conhecimento e compreensão de conceitos

Energia em movimentos (Unidade 2 da componente de Física do 10º ano)

Na seguinte tabela podes ver a quantidade de perguntas de escolha múltipla que saíram sobre as matérias que já referimos que estão a ser analisadas aqui, bem como as respetivas classificações. Regra geral as perguntas não oferecem grande dificuldade.

Química e indústria: equilíbrios e desequilíbrios (Unidade 1 da componente de Química do 11º ano)

Energia em movimentos (Unidade 2 da componente de Física do 10º ano)

Compreensão das relações entre conceitos e aplicação de conhecimentos em contextos diversificados

Neste ponto é avaliada a capacidade de identificar a aplicação de princípios e de leis, de interpretar relações de causalidade, de fundamentar métodos e procedimentos, e que pressupõem a compreensão das relações entre conceitos e a aplicação de conceitos e das relações entre conceitos a situações diversas.

Energia em movimentos (Unidade 2 da componente de Física do 10º ano)

Na tabela abaixo apresentada podes ver a quantidade de perguntas de escolha múltipla que foram saindo ao longo do tempo. Pode-se destacar uma maior quantidade de perguntas a partir de 2013. Na tabela mais abaixo estão as cotações de respostas de cálculo, que bateu recorde (quatro perguntas) no exame do ano passado.

Análise, interpretação e avaliação crítica de informação, aplicação de conhecimentos a situações complexas, desenvolvimento de estratégias de resolução e de comunicação

Este terceiro grupo envolve perguntas que exigem mais atenção e reflexão. Envolvem operações mentais mais complexas, como a interpretação crítica de informação dada em diferentes suportes, como gráficos e tabelas.

Energia em movimentos (Unidade 2 da componente de Física do 10º ano)

Química e indústria: equilíbrios e desequilíbrios (Unidade 1 da componente de Química do 11º ano)

Eis a evolução da quantidade de perguntas com este grau de dificuldade ao longo dos anos

Pronto! A partir destes exercícios já tens uma ideia do que pode sair no teu exame! Boa sorte!

 


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.