Acesso ao Ensino Superior

O que costuma sair no Exame de Matemática?

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
9 Junho 2017

Caros matemáticos, já estavam a fazer contas à vida porque nunca mais saía o artigo sobre o exame de matemática A? Pois podes dividir as preocupações porque chegamos para te ajudar! (Já chega de trocadilhos com contas e operações matemáticas não é?) Sem mais demoras, vamos lá ver isto: estrutura do exame entre 2010 e 2016 - primeira parte de escolha múltipla e segunda parte de resolução de problemas.
 
Matérias dos exames ao longo do tempo:
 

Ano

Matéria

Até 2013

Probabilidades e Combinatória, Funções

(incluindo funções trigonométricas) e Números complexos.

2014

Além dos acima referidos, somam-se Geometria no plano e no espaço II e Sucessões de números reais (conteúdos 11º)

A partir de 2015

Conteúdos acima referidos mais Geometria no plano e no espaço I (do 10º ano)

 
Tema: Probabilidades e Combinatória  
Na seguinte tabela podes observar que saíram apenas dois exercícios nos últimos três anos, sendo que o recorde foram quatro em 2013. Em 2015 e 2016 as cotações foram muito acima da média.
 
Esta tabela diz respeito a questões relacionadas com conceitos, regras e prioridades
 
 
Na mesma matéria mas em relação a resolução de problemas, o número de exercícios variou da seguinte forma ao longo dos anos. Como podes ver, as notas já são em média muito mais baixas
 
Tema: Funções
 
Esta matéria saiu todos os anos e divide-se em sete momentos de avaliação
 

Apenas duas questões nos últimos três anos.

 

Depois de 2013, têm saído três ou mais questões.

 

Apenas duas questões nos últimos dois anos

 

Apenas um exercício cada ano.

 

Aqui não tem sido regular a avaliação da comunicação matemática, que não existe desde 2013. Contudo,nos ultimos dois anos avaliou-se o Raciocínio Demonstrativo.

Eis alguns exemplos de exercícios que saíram sobre esta matéria

Tema: Números complexos
Nesta matéria os exercícios dividiram-se à semelhança da anterior, com  Conhecimentos (conceitos, regras e propriedades),  Procedimentos (cálculo), Resolução de problemas e Raciocínio demonstrativo. 
É importante salientar que nos últimos dois anos não saíram questões sobre os dois últimos pontos, como podes ver na tabela
 
 
Os exercícios que podes encontrar nesta matéria dizem respeito a resolução de uma equação,  cálculo do módulo de um número complexo escrito na forma algébrica, bem como operações com números complexos na forma trigonométrica.
 
Tema: Geometria no plano e no espaço

Esta matéria diz respeito ao programa do 11º ano e como tal, só começou a sair a partir de 2014, como explicamos no início.

 

Tema: Sucessões de números reais

Esta foi, até agora, a matéria em que os alunos tiveram melhores resultados. Contudo, é importante ter atenção com exercícios  de resolução de itens que envolvam a manipulação algébrica, nomeadamente o cálculo de limites que exijam o levantamento de indeterminações. A estes somam-se os que exijam ler bem o enunciado e usar a calculadora gráfica. 

Portanto, já sabes onde tens focar o teu estudo! Boa sorte!!


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!