Mãos à obra

O segredo para as boas notas não é estudar muito

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
12 Dezembro 2017

Say whaaaaaaat? Não é?! Isso significa que devo esquecer-me de tudo o que memorizei até agora? Todas essas horas perdidas em vão?! Não. Nada disso. Mas a verdade é que não reside a chave do sucesso, apesar de haver vários caminhos para o mesmo. Contudo, há formas mais eficazes e é isso mesmo que um relatório hoje publicado admite.

No “Estado da Educação 2016”, os estudantes com melhores resultados afirmam que "estão mais atentos nas aulas e resistem ao barulho e à desorganização", como se pode ler neste artigo do Expresso. A esta atitude somam-se outras: a vontade de serem os melhores, a perseverança e a autoconsciência da realidade. 

Por outro lado, quem falta às aulas acaba por ressentir-se mais na altura das avaliações, o que corrobora a ideia de que estar atento às aulas é o segredo para as boas notas. 

Nota do autor

Quando estamos na aula, às vezes o que queremos é estar na conversa com os nossos colegas e achamos que depois em casa vamos estudar e isso vai ter o mesmo efeito. Eu achava isso mesmo e durante o secundário foi assim que me regi. Além do tempo que "perdia" nas aulas, tinha de "perder" mais tempo em casa para estudar. 

Mais tarde, e muito recentemente, numa altura da minha vida em que não tinha tempo para estudar, percebi que ou ia às aulas e estava muito atento ou não ia e aproveitava esse tempo para estudar por mim próprio. Decidi adotar a primeira estratégia e a verdade é que resultou, ainda por cima numa área de estudos para a qual não tinha bases. Talvez por isso decidi que o melhor era ouvir o professor e fazer perguntas sempre que não percebia a matéria.

Uma dica: não há que ter medo de não saber as coisas, ninguém nasce ensinado 😉 


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!