Life Hacks

Qual a melhor forma de estudar: Sozinho ou em grupo?

Sofia Andrêzo
Redatora com Futuro
2 Janeiro 2018

Certamente já te perguntaste qual será, de facto, a melhor forma para estudar… A verdade é que não há uma resposta certa! Há quem estude em grupo, há quem apenas prefira estudar sozinho, e há ainda quem opte por um misto de ambas as situações. Analisemos a questão!

Deves ter em conta que tens o teu ritmo e que o estudo individual fomenta a tua opinião sobre determinada matéria, uma vez que te ajuda a concretizar o conhecimento adquirido na aula. Contudo, sozinho, vais demorar mais tempo até encontrares ajuda para esclarecer as dúvidas que te vão surgindo (*surge o pânico*).

Vai sempre haver um colega que te pode esclarecer e, eventualmente, tu também a ele, em alguma dúvida que surja. Isto é, a troca de ideias e ensinamentos (e quem sabe, os ditos cujos “truques”) pode ser fundamental para compreenderes determinado assunto e é então que se faz o tal “click” na tua cabeça!

Não deves esquecer que, caso decidas estudar em grupo, é necessário estabeleceres com os teus colegas que a motivação e emprenho tem que partir de todos! Programarem uma hora vai ajudar-te a manteres o foco e a determinação que tanto precisas em alturas de avaliações, uma vez que, não te deixarão desistir! Se forem apenas para conversar, será, de facto, um bom momento, mas não vai ser rentável para o teu estudo.

Sendo que não há uma maneira correta de estudar, experimenta e tira as tuas próprias conclusões sobre a ambiguidade que este tópico pode apresentar. Mantém-te positivo e ativo!


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!