Jovens vão receber bilhetes grátis para Interrail pela Europa

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
14 dezembro 2017

Os jovens até aos 18 anos vão ter direito a bilhetes para fazerem um Interrrail por vários países da Europa. A proposta foi aprovada pelo Parlamento Europeu, depois de ter sido sugerida em outubro de 2016. A iniciativa pretende "dar a oportunidade a todos os jovens, independentemente da classe social, para descobrirem a riqueza da Europa". A oferta aos jovens acontece no ano em que fazem 18 anos.

Como proposta acabou de passar a legislação, ainda vai demorar algum tempo a entrar em vigor. Ainda assim, espera-se que já no próximo ano (daqui a uns dias :p) arranque um projeto piloto, que contará com 12 milhões de euros. Depois do período de teste, é suposto avançar com os passes gratuitos para os jovens.

Apesar de ser comum ouvir a palavra Interrail para quando se fazem mais do que uma viagem de comboio, a palavra espelha uma iniciativa criada em 1972. A rede Interrail está presente na maioria dos países da UE mas casos como Letónia, Chipre e Malta são exceção - estes dois últimos por razões óbvias. Nesses casos, terá de se esperar para saber se ficam incluídos como destino, sendo providenciado outro tipo de transporte.