Metade dos alunos chumba pelo menos um ano no secundário

Metade dos alunos do ensino secundário fica retido num dos três anos deste ciclo de ensino. A informação é revelada pelo relatório da OCDE sobre o estado da Educação na Europa, Education at Glance. O documento permite então concluir que cerca de 50% dos alunos matriculados no secundário não completa o 3º ciclo no tempo que é expectável: três anos.
 
Se se aumentar o período de estudos para cinco anos, a percentagem já sobe, mas não muito, ficando-se por 61%. Em interpretação aposta, "Portugal tem a maior percentagem de alunos que abandonam o sistema de ensino sem concluírem o 12.º ano em cinco anos: 35%, que comparam com uma média de 21% na OCDE", como refere a TSF.
 
Uma medida que tem ajudado a combater o abandono precoce é a aposta no ensino profissional. "Ao contrário de muitos países [...], o ensino profissional em Portugal é mais bem-sucedido em manter [na escola]. Enquanto apenas 59% dos alunos no ensino científico-humanístico concluem o ensino secundário em cinco anos, a taxa é de 64% no ensino profissional", pode ler-se no relatório Education at Glance.


Outras notícias
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.