3 coisas que deves aprender no secundário que te serão úteis no ensino superior

Redatora com Futuro
6 março 2023

Faz mais ou menos um mês que ingressei no ensino superior. Da alegria às saudades da família e dos amigos que começava a sentir, sem sequer ter saído da terra natal, são alguns dos exemplos de emoções que sentirás assim que souberes a tão esperada notícia de que és, oficialmente, universitário.

Mas não é disto que quero vir falar hoje. Como recente universitária, dei-me conta de algumas coisas que fiz, e outras que deveria ter feito, enquanto andava no secundário e me poderiam ser bastante úteis no início desta nova etapa.

1. Organização

Tenta a aprender a organizar-te. Ainda mal o semestre começou e os trabalhos e frequências já se começam a acumular. A matéria é tanta que mal tens tempo de fechar os olhos. Sem uma boa organização é impossível teres toda a matéria em dia, os livros e textos recomendados todos lidos e, também muito importante, teres tempo para ti próprio e para te divertires. Agendas e planeadores são boas formas de te manteres organizado e não te esqueceres de nada que possa ser importante.

2. Treinar a escrita

Se há coisa que me sinto orgulhosa de ter “treinado” durante o secundário é a escrita. Pode parecer uma coisa ridícula, mas treinar a escrita é algo que, num futuro próximo, te será bastante útil. A velocidade de ensino na faculdade não é, de todo, comparável à do secundário. Os professores dão a matéria muito mais rapidamente e não, não esperes que eles te enviem para o email os PowerPoints, porque são raros os professores que o fazem. Se a tua escrita estiver bastante treinada, terás uma boa velocidade para tirares apontamentos durante as aulas e, assim, teres toda a matéria de que necessitas para estudar para a frequência.




3. Define rotinas

Por último, não te esqueças que, por vezes mais é menos. Se desde o secundário levares rotinas definidas para a faculdade o teu rendimento escolar poderá ser maior. Durante o estudo faz várias pausas para estares totalmente concentrado no trabalho que executas. Tenta acordar e ir dormir sempre à mesma hora, para que o teu cérebro esteja disciplinado.

Estas são algumas das coisas que, com as novas experiências que se tem na faculdade, se já as levarmos bem definidas desde o secundário nos facilitarão (e muito) a vida e o nosso bem-estar.