4 super truques para reduzires a utilização das redes sociais

Redatora com Futuro | Youth Coach com Mindbody Training® | Trainer
18 fevereiro 2022

Estamos fart@s de te sugerir que ponhas de lado as tecnologias, e as redes sociais em particular, mas sabemos que uma coisa é dizer e outra é fazer. Além de que sabemos que as tecnologias são essenciais no sucesso da vida de um estudante. É sempre mais fácil reconhecer e concordar naquilo que é preciso mudar, agora concretizar, isso é que já é outra história. 

O truque-mor é gestão sustentável das tecnologias. Respira - inspira e expira -, desta vez trazemos-te os truques mais simples e acessíveis para que o difícil se torne fácil e sem (wait for it…) teres de eliminar contas de redes sociais e desaparecer do mapa completamente! Vamos a isso:

 

Truque 1: Ligar a internet depois das 12h (ou outra hora que seja distante do teu despertar)

Para a maioria das pessoas o despertador usado é o do telemóvel. Infelizmente, isto facilita o acesso ao uso do mesmo logo ao acordar. MEGA erro! Como certamente já te apercebeste, quanto mais tempo passas ligado ao telemóvel, mais aditivo é. E, mais tramado ainda… é o tempo que te consome sem te aperceberes. Sendo estudante, o teu tempo está algo limitado, certo?! Para garantires que tens maior controlo sobre o tempo que tens disponível, conecta-te à internet apenas DEPOIS das 12h ou, garantindo o critério de que só o fazeres pelo menos 3 horas depois de acordares.

É garantia de que consegues focar-te melhor e despachar logo a logística do teu dia e trabalhos escolares, antes de passares ao entretenimento que sabes que mereces… assim também te sobrará mais tempo de qualidade para estares com os teus amigos na vida real, sem te martirizares porque precisas de estudar e “não tens tempo para tudo”!

 

Truque 2: Coloca o telemóvel em modo voo!

Este passo é essencial para os teus momentos de estudo. É um dos truques mais fácil e que exige menos de ti – basta ativar o modo de voo e plim! Podes usar todas as funcionalidades do telemóvel que te são úteis para o estudo (calculadora, notas, música e até câmara) sem que sejas interrompido por notificações do Facebook ou Instagram e, ainda… zero sms’s e telefonemas! Se estás a usar o PC, também tens esta mesma opção sem teres de desligar o router dos teus pais e os deixares malucos sem TV. Truque à prova de qualquer distração para uma super concentração – BAM!

 

Truque 3: Elimina (algumas) aplicações que tens instaladas!

Como vês, não te sugeri que eliminasses nenhuma das tuas contas de redes sociais. Para todos os que usam as redes sociais, pelo menos uma vez por dia, é óbvio que se tornou algo viciante. Naturalmente, uma alteração brusca não vai ajudar! Assim, o grande truque ao eliminares as aplicações que são de acesso imediato, é que quando quiseres ligar-te às tuas redes sociais terás que abrir um separador no navegador e inserir os dados de acesso. O trabalho que isso envolve pode ser um bom dissuasor do uso excessivo e inconsciente das redes sociais. Sê mais espert@ que os designers de publicidade ;)

 

Truque 4: Coloca o telemóvel com imagem a preto e branco!

Já reparaste o quão coloridos são os brinquedos dos bebés? Porque são atrativos e apelam à diversão! O teu subconsciente (aquele que é o teu verdadeiro centro de comandos mental e emocional) pode ser comparado à mente de uma criança de 3 anos, por isso, é natural que a sua capacidade e forma de comunicação sejam idênticas. Assim sendo, as cores são um dos teus calcanhares de Aquiles aproveitados pela indústria de marketing publicitário. Se o teu dispositivo móvel (telemóvel ou tablet) tem esta opção, experimenta e conta-nos como foi!

 

Com estes truques já não há desculpa para ver o tempo voar e os exames ficarem por estudar!