Como nos podemos aperfeiçoar em 6 simples passos

17 março 2022

Muitos de nós, deitad@s em cima da passadeira de corrida, ou dos manuais escolares, gostaríamos de nos aperfeiçoar, de nos tornarmos alguém melhor. Mas, com certeza, não será desse modo que o conseguirás fazer. Por isso, neste artigo, mostramos-te 6 simples passos de como te podes auto aperfeiçoar.

 

Em primeiro lugar, hoje em dia, existem muitos livros de autoajuda como The 10-Minute Millionaire ou 10 Minutes To Better Health, mas a lição que deves tirar desde já é que, sem força de vontade nunca conseguirás alcançar o teu objetivo, por muitos livros deste género que compres ou leias.

 

Em segundo lugar, a prática de yoga é também apontada como uma boa técnica para o relaxamento. Respirar fundo, “inalar o futuro e exalar o passado”, tal como refere o livro The 10 Minute Yoga Solution. O yoga pode trazer vários benefícios, como o relaxamento ou a flexibilidade, mas também são apontadas algumas coisas negativas como, caso seja praticada em grupo, o embaraço ou a humilhação. Contudo, se não te sentes confortável a praticar isto em grupo porque não o tentas sozinh@ no conforto de tua casa? E não há desculpas, porque hoje em dia existem milhares de vídeos na Internet ou livros que te ensinam como o fazer da melhor forma.

 

Ouvir podcasts pode ser outra forma de nos auto aperfeiçoarmos. Desde podcasts de motivação, a áudios sobre temas que, à primeira vista podem nem sequer te interessar, tens todo um mundo por descobrir à tua espera. Procura experimentar algo novo, mas que de alguma forma te possa enriquecer. Por vezes, novas experiências podem levar-nos a concluir coisas que não estávamos à espera de o concluir a partir desse ponto (sim, estamos a falar de, por exemplo, a escolha do curso que queres seguir). Para além disso, se achas que o teu tempo é demasiado precioso, existe a possibilidade de acelerares os podcasts, para que, ao invés de demorarem 20 minutos, demorem 10 ou 15.

 

Não tentes forçar a felicidade. Quanto mais procuras pelo tão desejado elixir da felicidade ou até mesmo do sucesso, mais longe estarás de o encontrar. Deixa-te levar pelas boas ações, pelos bons pensamentos e verás que serás conduzido à tão desejada felicidade. Se praticares uma boa ação com certeza te sentirás grat@ e, consequentemente, feliz.

 

Sermos gratos. A gratidão nem sempre é um sentimento fácil de se alcançar, mas através dos referidos livros e/ ou podcasts a tarefa torna-se mais fácil. Com o simples gesto de pegares no teu telemóvel e enviares uma mensagem, a qualquer pessoa da tua lista telefónica, a dizer o quão el@ é importante na tua vida, mais rapidamente esse sentimento virá. Esta é também uma forma de autoaperfeiçoamento bastante simples.

 

Escreve! Escrever pode ser uma forma de libertares tudo o que de mau há em ti, mas também de refletires sobre o que de bom te tenha acontecido. É um excelente exercício de reflexão pessoal, pois te ajuda a refletir sobre os pontos positivos e os que tens de melhorar em relação a diversos temas.

 

Por último, fazer resoluções de Ano Novo nem sempre é a melhor forma de cumprir os nossos objetivos. 12 meses passam muito depressa e nem sempre temos tempo para cumprir tudo o que tínhamos planeado. Por vezes, é mais fácil criar objetivos a longo prazo que, apesar de nos manterem motivados a cumpri-los não nos deixam desapontados, mesmo que não os consigamos cumprir no tempo estabelecido.

 

Acredita, quanto mais forças as coisas, com resoluções e com uma excessiva busca da felicidade/ sucesso, pior é e mais longe ficarás do teu objetivo. O tempo resolve tudo e, com algumas das dicas que te demos acima, mais facilmente conseguirás alcançar tudo o que desejas!

 

Artigo assinado por Sara Júnior e Marta Moura e baseado em: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/jan/06/too-busy-lazy-person-guide-self-improvement