Como ouvir, realmente, alguém com quem não concordas!

Redatora com Futuro
14 novembro 2020

O mundo é feito de experiências, vivências, opiniões e debates. A verdade é que para conseguires espelhar todos estes fatores necessitas de uma ferramenta essecial: a comunicação. No entanto, por vezes torna-se difícil saber ouvir o outro e fazer uma troca significativa. Não te preocupes, estás no local indicado para aprender alguns truques de como tornares as tuas conversas mais confiantes e descontraídas, sem perderes o foco da mensagem.

A primeira habilidade de uma escuta ativa é a atenção não verbal:

·       Mantém o teu corpo aberto para outra pessoa - Tenta ficar relaxado e inclina-te um pouco para a frente, demonstrando assim a tua atenção;

·       Mantém um nivel moderado de contacto nos olhos - Olha para o orador, demosntrando que não estás numa competição com ele;

·       Usa gestos simples para comunicar que estás a ouvir e a encorajar o seu discurso – Podes por exemplo acenar com a cabeça.

A chave deste processo é o silêncio, só assim conseguirás ouvir e organizar as tuas ideias.

A segunda habilidade de uma escuta ativa é a reflexão. E agora perguntas: como é que eu posso aplicar isso no meu dia à dia? Refletir significa repetir ou reformular o conteúdo da outra pessoa, e por isso, imagina que o discurso do teu colega é uma bolacha e agarra-te à pepita de chocolate que parece mais relevante. Não repitas o seu discurso na íntegra, tenta começar com: “Parece que (...)”, “Então (...)”. O papel crucial da reflexão é ajudar as pessoas a sentirem-se ouvidas e certificar-se que as compreendes.

A terceira habilidade de uma escuta ativa é fazer perguntas abertas. Conforme ouves, surgem novas questões ao qual pretendes obter resposta. No entanto, quando fazes uma questão podes interromper o pensamento da outra pessoa e até atrapalhar uma conversa.

Por isso, é necessário que saibas como questionar de forma eficaz. Lembra-te de alguns fatores importantes:

·       Reflete antes de fazeres uma questão;

·       Evita questões que possam ser respondidas com “sim” ou “não;

·       Permanece neutro, tanto no tom como no conteúdo, para proporcionar uma maior conexão de informação entre os oradores.

A habilidade está em ti! Agora que já tens ao teu alcance ferramentas para ouvir alguém com quem não concordas, desafia-te a pôr em prática o teu discurso e estas três habilidades para uma escuta ativa! Boa sorte!