As dicas que te podem dar pontos no exame de Filosofia

7 junho 2021

Faltam 2 meses para o exame de Filosofia! Apesar de sabermos que a receita é sempre estudo, estudo e mais estudo, trazemos-te hoje algumas dicas para arrasares neste exame.

 

Dica 1: Lê atentamente o exame

A primeira coisa a fazer é ler atentamente o exame. A interpretação do texto é essencial, por isso relê várias vezes a pergunta até teres a certeza do que é pedido e escreveres a resposta.

 

Dica 2: Adeus, Aristóteles! Olá, Proposições!

Lógica proposicional passou a ser obrigatória e, portanto, a lógica aristotélica já não constará no exame e passou a fazer parte do programa de 10º ano.

 

Dica 3: Robert Nozick e Micael Sandel são matéria obrigatória

No 10º ano, na unidade de filosofia política, as objeções de Robert Nozick (principalmente ao princípio da diferença de Rawls) e as críticas do comunitarismo de Micael Sandel passaram a ser objeto de avaliação. É apenas uma pequena parte da matéria, mas obrigatória.

 

Dica 4: Saem duas teorias não essencialistas

Na unidade da filosofia da arte, além das 3 teorias essencialistas (representação, expressivista e forma significante), são agora matéria de avaliação duas teorias não essencialistas, a institucional e a histórica.

 

 

Boa sorte com esse estudo!!! Se precisares de um apoio extra, a plataforma PupiUp apresenta explicadores credenciados que te podem dar aquele boost extra. Clica aqui para veres como te podemos ajudar!