As dicas que te podem dar pontos no exame de Geometria Descritiva

10 junho 2021

Ouvimos dizer por aí que o estudo para o Exame de Geometria Descritiva estava complexo, portanto, falamos aqui com um professor da nossa Faculdade para te dar dicas que te vão ajudar a partir tudo no exame! Mais abaixo neste artigo, vais encontrar as dicas que o Professor Filipe Gonzalez da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa tem para ti!

 

Dica 1: "Começar pela axonometria pode facilitar-te a vida."

Geralmente as questões relacionadas com o sistema axonométrico são mais visualizáveis e graficamente mais apelativas... aliás são exercícios em que antes de estarem bem começam por parecer estar bem. Lembra-te que a axonometria é um sistema que existe para simplificar a compreensão dos objetos. Se no fim não os compreendes é porque não estarás a contribuir para esse propósito.

 

Dica 2: "Representa todos os dados e identifica-os no desenho!”

Todos os exercícios têm dados objetivos. A sua correta marcação ajuda na compreensão do exercício. Depois de marcar os dados volta a ler o enunciado e foca-te no que é pedido. Ao leres o enunciado identifica no desenho a que é que se refere cada elemento representado. Por exemplo se no texto menciona um ponto A, começa por visualizá-lo e isso faz-se através da representação.

 

Dica 3: "Cumpre com as convenções sobre representação e notações."

Ao longo dos anos foste aprendendo a representar e a notar os desenhos com regras que resultam das convenções para a representação. Deves cumprir com estas regras pois os avaliadores conhecem-nas e usam-nas. Assim será mais simples entender o que estás a representar. Lembra-te de MAIÚSCULAS do alfabeto para PONTOS, minúsculas para retas e caracteres do alfabeto grego para planos.

Ponto A

Recta r

Plano a

 

Dica 4: "Problemas métricos, rebatimentos e axonometria, a estrutura é quase sempre a mesma."

Os exames de Geometria Descritiva têm uma estrutura geral muito constante. Normalmente têm quatro exercícios: um mais abstrato onde deverás demonstrar que dominas os grandes temas dos problemas métricos (distâncias, grandezas angulares e diédricas); outros dois que abarcam geralmente as secções com rebatimentos para determinação da verdadeira grandeza e sombras com quebras nos planos de projeção. Por fim o exercício da axonometria de que já falamos anteriormente que envolve a representação de sólidos compostos por sólidos simples.

Ainda que a Geometria Descritiva seja um mundo os exames não constituem novidade para os alunos pelo que aquilo que te é pedido tu já conheces e se não conheces serás capaz de entender.

 

Dica 5: "Lê em primeiro lugar todo o enunciado."
Ao fazeres isto estás automaticamente a comparar o teu exame com os exames dos anos anteriores.

Aliás sugerimos que consultes e resolvas todos os exercícios das provas de anos passados que poderás encontrar no site a APROGED.net onde também encontras as resoluções.

 

Esperamos que corra tudo pelo melhor nesse exame! Boa sorte!