Estudar menos para aprender mais: é possível?

Margarida Coutinho
Redatora com Futuro
8 Fevereiro 2018

Já sentiste que estudas, estudas e parece que não entra nada? Se pensavas que o sucesso escolar dependia das horas intermináveis de estudo, estás enganado! Viemos dar esperança a todos aqueles que não conseguem estudar horas e horas seguidas. Sim, é possível (e até aconselhável) estudar menos horas, mas de forma mais atenta e focada, de forma a que cada minuto de estudo venha a valer a pena! 

Vamos dar algumas dicas para que possas tornar mais produtivas as horas de estudo e, assim, poderes diminui-las sem peso na consciência! 

Estuda em pequenos blocos de tempo

A nossa capacidade de reter informação diminui drasticamente depois dos primeiros 25-30 minutos, por isso, em vez de fazeres longas sessões de estudo intensivo, vai fazendo pausas para que depois te possas voltar a concentrar. Aproveita essas pausas para ir ao Instagram ou ao Facebook, para que, quando voltares ao estudo, estejas focado e não caias na tentação de ir ver quem é que pôs gosto na tua nova fotografia. 

Cria um sítio dedicado ao estudo

Não estudes no mesmo sítio onde passas o teu tempo livre. Escolhe um sítio onde possas estudar que esteja longe da televisão, da cama ou de onde passas mais tempo a descansar. Assim, crias mais facilmente um ambiente de estudo e concentração!

Tira bons apontamentos

Ao longo das aulas e do estudo, vai tirando anotações, tanto de partes que consideres mais importantes ou de pontos da matéria que consideres mais difíceis e que necessites de rever. Quando voltares a estudar a matéria, esses apontamentos vão ajudar-te a relembrar quais os pontos que deves rever com mais cuidado, e a garantir se as dúvidas que tinhas no momento em que escreveste já estão ou não esclarecidas. Vais ver que estes pequenos pormenores vão ajudar em muito o teu estudo! 

Ensina o que aprendeste

Uma das melhores formas de verificar o nosso conhecimento, é ensinar aquilo que aprendemos a alguém! Podes treinar com os teus pais, os teus irmãos ou até com um amigo que tenha mais dificuldades com a matéria em causa. Assim, podes ver que partes da matéria sabes melhor, aquelas que precisas de rever e até que ponto o teu estudo está a ser produtivo. Esta é uma forma de solidificar a matéria e de focar o teu tempo na parte da matéria que mostrares maiores dificuldades.  

Não basta ler os textos 

Para reter a informação dos livros, não basta lê-los! Ao ler deves utilizar ferramentas de estudo que te ajudem a realmente interiorizar a informação contida. Sublinha, cola post-its, lê em voz alta, relê as vezes que forem necessárias! Assim, mesmo que pareça que estás a gastar mais tempo, na verdade estás a poupá-lo! Se à primeira ou à segunda leitura conseguires perceber e retirar a matéria importante, já não vais precisar de passar mais duas ou três horas a reler os mesmos textos. 

Se seguires estas dicas, podes gerir o teu tempo de forma mais equilibrada e acabar com as noitadas de estudo à base de cafeína! Podes finalmente respirar fundo e pôr a matéria em dia sem acabares com a tua vida pessoal, acredita que é possível conciliar as duas coisas! Apenas precisas de força de vontade e adotar estas novas técnicas de estudo! 


DEIXA UM COMENTÁRIO