Exames Nacionais: deixei passar o prazo de inscrição... e agora?

Editor Inspiring Future
4 Abril 2020

Agora, olha... RIP. Faleces. Vá, podes começar a rebolar no chão e fingir de morto para o Ensino Superior e, consequentemente, para o teu futuro.

Ah! Espera... estivemos a apurar junto das autoridades competentes e afinal há solução. Vá lá, tiveste sorte! Mas olha que os prazos não são para esquecer, ainda por cima quando tens o magnífico Inspiring Future onde podes encontrar o "Calendário Nacional de Acesso ao Ensino Superior" ou, se preferires, podes acompanhar tudo em tempo real através do Instagram @inspiringfuture, Facebook, Twitter, Youtube ou TikTok onde nós estamos constantemente a fazer coisas parvas e/ou a manter-te a par do que se passa.

Eis a resposta que procuras:

Depois de o prazo expirar podes continuar a inscrever-te nos exames nacionais mas tens de pagar 25 euros de multa.

 

E podes pagar 25 euros até quando? Excelente questão!

Contactamos o Juri Nacional de Exames (JNE) para perceber quando é que este segundo prazo expira, visto que se trata de um processo burocrático que pode levar algum tempo, seria normal que houvesse um período mais ou menos longo entre a data de realização do exame e o último dia em que te podes inscrever com a tal multa de 25 euros.

 

Analisando a legislação para a Inscrição nos Exames Nacionais fora de prazo, não há prazo estabelecido e o que retivemos pela conversa com o JNE é que para saber se ainda é possível inscreveres-te tens de ir à secretaria da escola e averiguar o caso. Ou seja, a escola secundária é que te diz que pode aceitar a tua inscrição ou não. Caso estejas nessa situação, não deixes passar mais dias e verifica rapidamente a tua situação.