Chegou o momento! Vais mesmo fazer os Exames Nacionais! Preocupa-te com o estudo que nós isso, não podemos fazer por ti mas podemos explicar-te tudinho sobre o que tens de fazer para te inscreveres nos exames nacionais.
O Ricardo explica tudo neste video!
Primeiro, vamos já responder à questão de quem se deve inscrever
- Quem quer prosseguir estudos no ensino superior;
- Quem quer ter aprovação em disciplinas (que requerem exame) dos cursos científico-humanísticos (incluindo os do ensino recorrente, dos cursos do ensino artístico especializado e dos cursos científico-tecnológicos com planos próprio;)
- Quem quer fazer melhoria de classificação em disciplinas do ensino secundário nas quais já obtiveram aprovação;
- Quem quer fazer exames para serem utilizados como provas de ingresso.
Prazo para inscrição
Onde e Como
- Na tua escola, geralmente, na secretaria.
- Tens de comprar um boletim de inscrição e preencher - Custa 2 euros. Excecionalmente, em altura de COVID, podes fazer através do e-mail, vê o artigo "Inscrição online nos Exames Nacionais disponível!"
Preenchimento
1. Informações Pessoais
- Nome completo como está no CC
- Número do cartão de cidadão
- Data de nascimento, etc.
2. Nome completo do encarregado de educação tal como consta do cartão de cidadão (se fores maior de idade, deixa em branco)
3. Informações Curso e Escola
- Escola de inscrição - Colocar o nome da escola onde vais fazer os exames nacionais (em princípio, é a escola onde andas);
- Código do Curso de ensino secundário - Existem muitos, garante que estás a introduzir o correto!
4.1, 4.2 e 4.3 - Códigos, Nome e Ano dos exames: no sítio onde te pede isto, coloca os códigos dos exames nacionais que vais fazer. Vai-te ser pedido que coloques também o respetivo ano (11º ou 12º ano)
4.4 - Interno: Coloca um X no quadrado S se frequentas a disciplina a que queres fazer exame, coloca no N se estás a fazer melhoria, se anulaste a disciplina ou vais como autoproposto
4.5 - Aprovação do Secundário: Coloca X no quadrado S se estes exames servem para terminar o secundário (basicamente se és do 11º e vais aos exames das bienais - FQ A, BG, GD, MACS, etc - ou se és do 12º e vais aos exames das trienais - Matemática A, PT, História, Desenho A, etc)
4.6 - Melhoria do Diploma: Colocas X no quadrado S se já terminaste a disciplina e vais usar estes exames para melhoria da tua nota
4.7 - Prosseguimento de estudos: Só preenches se fores aluno dos cursos do ensino artístico especializado, dos cursos do ensino recorrente, dos cursos profissionais, dos cursos vocacionais e dos cursos científico-tecnológicos (planos próprios). Clica para saberes mais sobre o preenchimento do Boletim de Inscrição para os Exames Nacionais..
4.8 - Para prova de ingresso: Assinala X na quadrícula S sempre! Porquê? Perguntas tu. Nunca és prejudicado se marcares esse exame para ser usado como prova de ingresso, porque o sistema de candidatura só conta a melhor combinação de notas possível (média de secundário + exames como prova de ingresso).
5. Ficha ENES: Só assinalas se queres a ficha ENES, para fazer a candidatura ao ensino superior novamente, com exames nacionais realizados em anos anteriores, sem realizar exames no presente ano letivo.
6. Bolsa - Se tens bolsa e qual é o escalão. Assinalas com X no N se não tens.
7. Situação Escolar - Se estás atualmente inscrito nessa escola assinalas com X na 1ª opção. Se estás matriculado noutra escola assinalas na 2ª opção. Se não estás matriculado em escola alguma tens de indicar qual é que foi a tua última matrícula e em que escola, a última opção serve apenas para algum caso que não se encaixe nos outros.
Documentos a ter no momento da Inscrição na secretaria:
- Boletim de inscrição, Modelo n.º 0133 (1.ª fase) ou Modelo n.º 0134 (2.ª fase)
- Cartão de cidadão;
- Recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online, caso pretendas entrar no ensino superior público em 2020
- Boletim individual de saúde (Depende: só para aqueles que não tiverem processo constituído na escola em que se inscreve)
- Documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente (Depende: só para aqueles que não tiverem processo constituído na escola em que se inscreve)
Se não te chegar, tens aqui o documento oficial da Direção Geral da Educação com as instruções de preenchimento do boletim de inscrição.
Resumo e Conselhos:
- Se não vais fazer melhorias e apenas queres a ficha ENES, ignora a tabela 4 salta logo para o ponto 5
- Se és do profissional, assinala sempre com o X no S do ponto 4.7
- Em qualquer circunstância, assinala com o X no S do ponto 4.8, não perdes nada!
- Se ainda tens dúvidas sobre isto, envia e-mail para nós através do e-mail duvidas@inspiringfuture.pt