Guia prático para sobreviver ao outono

Redatora com Futuro
21 setembro 2022

Vêm as primeiras chuvas e a vontade de ficar em casa, enrolado numa manta, a fazer binge-watch da mais recente série do Netflix vem também. No entanto, não nos podemos esquecer de que os testes já estão aí e, por isso, aqui fica um guia-prático sobre como sobreviver ao sofá que não para de chamar.

 

Não te deixes levar pelo quentinho da cama

Há dias em que sair da cama para ir para a escola/faculdade é difícil, mas acordar e ver o tempo cinzento e a chuva a bater na janela é um verdadeiro teste à motivação de qualquer um. No entanto, ceder a essa tentação vai levar a muitos outros dias de gazeta. Por isso, recolhe o máximo de energia que encontrares em ti e faz o dia acontecer (mesmo que seja só até às duas da tarde).

 

Faz planos com os teus amigos

A maior motivação para sair de casa é aquele compromisso que dá umas insónias na noite anterior. Tenta fazer planos com os teus amigos ou colegas e reúnam-se todos para estudar e aproveitar o dia para se motivarem uns aos outros. Ficar em casa sem planos é uma ótima desculpa para procrastinar, elimina já essa hipótese com um plano que te entusiasme.

 

Antecipa os momentos de avaliação

Este conselho não é exclusivo para o tempo do outono, ainda assim vale sempre a pena relembrar que fazer um estudo continuado é muito melhor a todos os níveis: não te vais sentir stressado por ter de estudar “em cima do joelho”; vais ter a matéria (mais ou menos) em dia, o que pode ser bom para perceberes as dúvidas que podes ter com antecedência, e vais-te sentir uma pessoa proactiva e motivada, pelo simples facto de teres o estudo organizado.

 

Combate os efeitos do tempo

Apesar de nem toda a gente se sentir influenciada pelo estado do tempo, esta é uma dica para todos aqueles dias em que acordamos menos felizes. Combater o bad mood faz a diferença, e por isso, deves sempre tentar ser mais forte e fazer coisas que te deixam felizes. O meu top 3, para esta altura do ano, são beber o chocolate quente que já começa a aparecer no feed do Instagram; ver filmes de Halloween e calçar meias felpudas e quentinhas.

 

Dá tempo a ti mesmo para descansares

É verdade que os testes, as frequências e todas as avaliações se começam a aproximar, mas se Roma não se ergueu num dia, vamos confiar que é melhor trabalhar aos poucos e intercalar as tardadas de estudo com o tal filme e chá antes do jantar. A vida é sobre praticar o equilíbrio, nunca nos devemos esquecer disso.

 

Com isto, só me resta desejar boa sorte a todos aqueles que começam as avaliações e dizer que estamos juntos nesta caminhada.