Inteligência emocional, um conceito mais importante do que tu pensas

Redator com Futuro
9 Maio 2019

Todos nós pensamos de forma diferente e de diferentes perspetivas, todos os dias aprendemos novos conceitos que nos transmitem maior conhecimento, no entanto, uns aprendem mais rapidamente e facilmente do que outros. A maioria dos alunos olham para as notas, a capacidade de ter bons resultados, no fundo, o QI, como o fator mais importante para o sucesso. 

No entanto, existem estudos que apontam precisamente para o contrário. É uma suposição incorreta, existem outros conceitos modernos que nos levam a pensar mais além. A Inteligência Emocional foi desenvolvida na década de 90, sendo ainda um conceito que poucos abordam. O sucesso não depende unicamente do nosso QI, o modo como gerimos as nossas emoções pode ter um papel fundamental para determinar o sucesso e a nossa felicidade

Todos os alunos que possuem uma inteligência emocional superior são melhores a entende o seu próprio estado psicológico, a gerir o stress e a sofrer de depressão. Um aluno progride através da sua evolução na aquisição de conhecimentos, desenvolve relacionamentos significativos com os outros, habilidades pessoais e a tomar melhor as suas decisões.

Existem alguns elementos associados a este conceito como a autoconsciência, autorregulação, motivação e a empatia. Se pretendes ser um líder exemplar tens de te encaixar nestes elementos, ser portador de certas habilidades sociais que influenciam de forma positiva na tomada de decisão. 

Ao desenvolver estas capacidades será mais fácil de comunicar, ser um bom ouvinte, ser confiável o que te torna mais carismático para as outras pessoas. As “Social Skills” são cada vez mais importantes para o teu futuro, é a tua vez de melhorar todos esses aspetos e teres uma carreira de sucesso.