O teu curso pede Pré-Requisitos de Aptidão? Já há calendário e já podes saber tudo sobre eles!

18 novembro 2021
*Este artigo tem truques e dicas no fim!

 

Ainda nem sabes se o teu curso exige de pré-requisitos ou tipo de pré-requisitos? Vê primeiro o nosso artigo sobre tudo o que precisas de saber sobre os pré-requisitos ou faz uma pesquisa pelo teu curso no nosso site e descobre!

 

Para te candidatares a alguns cursos, podes ter que validar aptidões de condição de natureza física, funcional, artística ou vocacional através dos pré-requisitos. Cabe às instituições de ensino superior decidir que cursos te pedem pré-requisitos e de que natureza são.

As provas das aptidões descritas acima serão realizadas antes da candidatura, em duas chamadas. Vais ter de te deslocar à instituição para a qual te pretendes candidatar e prestar estas provas. Para comprovares a aprovação neste tipo de pré-requisitos, vais ter a Ficha Pré-requisitos, que é emitida pelas instituições de ensino superior. Nesta ficha, terás um código de ativação que vai servir para, no momento da candidatura, comprovares a sua aprovação.

Antes que comeces a entrar em parafuso sobre o que tudo isto significa, vê o nosso vídeo que explica tudo:

 

 

Os pré-requisitos podem, dependendo da sua natureza, ser de seleção, seleção e seriação ou apenas de seriação dos candidatos.

Os resultados dos pré-requisitos de seleção são expressos em “apto” ou “não apto” no que se refere ao grupo C, grupo H, grupo I e  grupo K.

Os resultados dos pré-requisitos de seleção e seriação são expressos em "apto" e "não apto" também, mas têm uma componente adicional para quem for considerado "apto". Esta componente adicional ser para seriação e é uma nota compreendida entre 100 e 200 pontos. Estes pré-requisitos referem-se ao grupo P, grupo R e grupo S.

Enquanto que os pré-requisitos de seriação se expressam numa classificação de 0 a 200 pontos, podem influenciar a tua Nota de Candidatura e é referente ao grupo M.

 

Datas e prazos importantes para as provas de aptidão:

 

Prazo

Ação a realizar

De 29 de março a 19 de abril

Inscrição para a realização da 1.ª chamada da avaliação dos pré-requisitos

Até 30 de junho

Realização dos pré-requisitos – época normal

Até 15 de junho

Comunicação à CNAES da intenção de realização de uma época especial do processo de avaliação dos pré-requisitos.

Até 9 de julho

Certificação dos pré-requisitos - época normal

Datas a propor pelas instituições de ensino superior*

Realização dos pré-requisitos - época especial

Até 31 de julho

 

Certificação dos pré-requisitos - época especial

 


* De acordo com calendário concreto a fixar pelas instituições de ensino superior que exigem pré-requisitos.

 

Alguns truques e dicas:

  • Se precisas destes pré-requisitos, a 1ª chamada é muito importante! Só podes ir à 2ª chamada, se justificares a razão de falta à 1ª chamada, e esta 2ª chamada só abre se as instituições de ensino superior acharem conveniente. A 2ª chamada não pode também ser utilizada para melhoria ou se foste considerado “não apto” na 1ª chamada. Até porque não vai haver 2ª chamada por causa da pandemia!
  • O grupo C e o grupo H são equivalentes, o que significa que se fizeres um não precisas de fazer o outro.
  • Quando fazer uma destas provas numa instituição, essa prova vai ser válida para todas as instituições e cursos que a exijam. Não precisas de ir fazer novamente só porque te vais candidatar a um curso/instituição diferente.

 

 

 

 

FONTE: Direção Geral do Ensino Superior