Redesenhar novos hábitos sem esforço é o truque!

Redatora com Futuro
1 Abril 2020

Sempre ambicionaste implementar um novo hábito na tua vida, mas faltava-te motivação ou força de vontade?


Então, e se te dissermos que, combinando a ciência e alguns conselhos práticos que vamos partilhar contigo, vais finalmente poder pôr esses novos (velhos) hábitos em prática?


Se já tentaste melhorar algo na tua vida, deves saber que as mudanças, quando positivas, acabam sempre por trazer uma vontade de transformação com elas.
Quando melhoramos num dos aspetos da nossa vida, acabamos, inevitavelmente, por melhorar noutras coisas. 


Uma pesquisa recente feita pela Google diz-nos o seguinte: Se no primeiro dia de um colaborador na empresa os seus superiores conversarem com ele sobre as suas funções e responsabilidades, este funcionário, no final do mês, será mais produtivo do que os restantes, e estes superiores melhores líderes. 


E isto não acontece apenas com os funcionários da Google! Normalmente quando começas a praticar exercício físico mais regularmente não dás por ti a comer coisas mais saudáveis, involuntariamente?  O gosto por coisas menos saudáveis não desapareceu, mas, simplesmente, não queres tanto comê-las. 


A isto chamamos ‘The improvement ripple effect’, ou seja, o Efeito de Melhoria em Cascata. Isto é, quando melhoramos algo na nossa vida vamos, involuntariamente, melhorar outras coisas.
Por isso, se o novo hábito que queres implementar é começar a ler o Ano da Morte de Ricardo Reis ou Os Maias, começa por ler quatro páginas por dia.
Faz esse esforço ao acordares ou então quando vais dormir. E vais aperceber-te de que, sem dares por isso, vai estar a ler muito mais do que quatro páginas.
E até podes dar por ti a procurar dicas e estratégias (há muitas no nosso site sobre leitura!). Isto acontece porque quanto mais aprendes, mais vais querer aprender. 


Tudo o que precisas de fazer é acrescentar pequenas coisas, que queiras fazer, e o Efeito de Melhoria em Cascata faz o resto por ti. Quando trabalhas por melhorar uma coisa e a cumpres naturalmente, levas a tua mente a melhorar outras coisas mesmo que inconscientemente. 


Mas quando juntas o Efeito de Melhoria em Cascata e as decisões conscientes, prepara-te! Porque os novos hábitos vieram para ficar!