Será que vais conseguir ficar de férias mais cedo?

6 maio 2020

Pronto, leste férias, vieste a correr para perceber como é que ficas de férias, não foi?

Já te tínhamos dito que suspensão de aulas não era férias, mas, no entanto, uma declaração publicada pelo Ministério da Educação mudou um bocado as coisas.

 

A verdade é que a situação COVID-19 tem estado mais estável e supostamente estamos no planalto que tanto ouvimos falar nas notícias, portanto, está na altura de muito lentamente tentarmos voltar à um “normal” da nossa vida.

Este “normal” passa por voltares a ter aulas presenciais, como já se sabia. O que não se sabia era como é que as coisas iam funcionar exatamente. Ontem, dia 5 de maio, o Governo divulgou as medidas sobre como é que isto vai ser feito.

 

Aulas presenciais dos cursos Científico-Humanísticos

Para estes alunos vão realizar-se todas as aulas e disciplinas do seu ano que tenham exame nacional, mesmo nos casos dos exames que serão realizados no próximo ano, no caso dos alunos do 11º ano. Portanto,és obrigado a ir a todas essas disciplinas mesmo que não vás fazer o exame. A todas as outras disciplinas continuarás a ter aulas à distância.

As faltas são registadas, no entanto, sempre que o teu encarregado de educação indicar que não vais às aulas, devido aos riscos associados, as tuas faltas são justificadas.

Mas também é importante que percebas que, caso faltes, as escolas não têm a obrigação de repor essas aulas através de Ensino à Distância, que é como quem diz: estarás de férias, por tua conta e risco no que toca às aprendizagens para os exames nacionais.

 

Aulas presenciais do Ensino Recorrente

Podes optar por ir às aulas presenciais das disciplinas de exame se quiseres usar os exames dessas disciplinas como Prova de Ingresso para o Ensino Superior.

 

Aulas presenciais do Ensino Profissional e Artístico

Se és deste tipo de ensino serás obrigado a ir às aulas a todas as disciplinas que tenham o mesmo nome ou conteúdos semelhantes às disciplinas de exame nacional dos cursos científico-humanístico.

Isto é válido mesmo que não vás fazer ou não precises de fazer aquele exame como Prova de Ingresso.

 

Aulas à Distância

Todas as outras disciplinas vão continuar a funcionar remotamente, portanto, a estas nunca ficarás de férias.

 

Grupos de risco, infectados com COVID-19 ou em isolamento obrigatório

Se és um aluno com atestado médico que indica que és de um grupo de risco, a tua escola deve facilitar a existência de aulas à distância para que os teus riscos sejam menores.

 

E se os professores faltarem?

A escola terá de assegurar um substituto, sempre. Nem tu, nem os teus colegas podem sair da sala e o professor deve sempre assegurar que existem trabalhos para vocês fazerem sozinhos no caso de isto acontecer.