Universidade do Porto

Faculdade de Ciências

 

 

A FCUP integrou o núcleo inicial de Faculdades da Universidade do Porto na sua criação em 1911 e continua comprometida na exploração das oportunidades de cooperação e colaboração com outras entidades internas à UP, com entidades nacionais ou internacionais.

Desde a sua criação, em 1911, que a FCUP tem mantido a sua posição única na oferta de formação de qualidade nas Ciências Exatas, Ciências Naturais e Matemática. Obviamente que nos 100 anos passados a FCUP cresceu e desenvolveu-se, alargando o âmbito das suas competências à Engenharia Geográfica, à Astronomia, às Ciências de Computadores e Informática, à Bioquímica, à Arquitetura Paisagista, às Ciências do Ambiente e às Ciências Agrárias.

A FCUP orgulha-se do seu passado de 100 anos sobre o qual está empenhada em consolidar um futuro de excelência e inovação alargando a sua influência e intervenção na comunidade em que está inserida no país.

A informação disponibilizada pretende ilustrar as competências de formação e investigação existentes na FCUP bem como alguns resultados dos trabalhos científicos e de intervenção.

O Diretor da FCUP 
António Fernando Sousa da Silva

 

Fonte: sigarra.up.pt/fcup


Ver curso

Engenharia Física (Mest. Integrado)

VER TODOS OS CURSOS DA INSTITUIÇÃO
2016
ÚLTIMO COLOCADO

1ª FASE
140.0
2ª FASE
173.0
2017
ÚLTIMO COLOCADO

1ª FASE
147.8
2ª FASE
142.8
2018
ÚLTIMO COLOCADO

1ª FASE
161.5
2ª FASE
173.3
PESO
MÉDIA SECUNDÁRIO

50%
PESO
PROVA INGRESSO
50%
VAGAS
TOTAL: 60
OCUPADAS: 60
NOTA MÍNIMA
PROVA INGRESSO

95
NOTA MÍNIMA
CANDIDATURA

100
2016
ÚLT. COLOCADO

1ª FASE
140.0
2ª FASE
173.0
2017
ÚLT. COLOCADO

1ª FASE
147.8
2ª FASE
142.8
2018
ÚLT. COLOCADO

1ª FASE
161.5
2ª FASE
173.3
PESO
M. SECUNDÁRIO

50%
PESO
P. INGRESSO
50%
VAGAS
TOTAL: 60
OCUPADAS: 60
NOTA MÍNIMA
P. INGRESSO

95
NOTA MÍNIMA
CANDIDATURA

100

 

São objetivos específicos do Mestrado Integrado em Engenharia Física:
  • Formar profissionais habilitados a praticar atos de Engenharia, em particular baseados em conhecimentos profundos nas áreas de especialização do Mestrado Integrado em Engenharia Física, nomeadamente em Materiais, Micro e Nano Dispositivos, Spintrónica, Ótica, Optoelectrónica, Lasers, Instrumentação, quer em aspetos fundamentais, quer em aspetos aplicados e orientados para a Engenharia.
  • Dominar técnicas experimentais avançadas nas áreas de Materiais, Optoelectrónica e Lasers.
  • Adquirir competências na conceção, implementação e demonstração dessas técnicas e equipamentos, evidenciando autonomia pessoal.
  • Obter conhecimentos e competências sobre modelização de sistemas físicos e de engenharia, e sobre técnicas numéricas/computacionais conexas de aplicação muito geral.
  • Atingir uma visão abrangente e esclarecida dos fundamentos e do papel das tecnologias avançadas e da inovação tecnológica, e adquirir competências no domínio da gestão de tecnologia e de projetos de I&D.
  • Adquirir capacidades para desenvolver atividades de estudo, de conceção, de projeto computacional/experimental e de desenvolvimento, integrando competências adquiridas nas várias áreas de formação (Ciências Básicas, Ciências de Engenharia, Ciências de Especialidade, e Ciências Complementares), orientadas para domínios de aplicação como os de Metrologia, Saúde e Biologia, Sistemas de Informação e Comunicação, Tecnologia de Criogenia e Alto Vácuo, Materiais Funcionais e Micro/Nano Dispositivos, Sensores e Actuadores.

 

Podes consultar o plano de estudos aqui.

Informação em atualização.
Curso atualizado: 17 junho 2019
LEGENDA

As cores refletem o teu grau de confiança para a entrada em cada curso

Tens boa probabilidade de entrar Devias subir a tua média A tua média é inferior à deste curso

Caso não exista uma média, é porque a mesma não foi divulgada

DEIXA UM COMENTÁRIO