Aulas presenciais suspensas é diferente de não ter aulas. Descobre porquê!

Inspiring Future
13 março 2020

Pois é malta, as aulas presenciais foram suspensas, no entanto, isto não significa que estamos todos de férias… Até porque já estão a ser exploradas novas formas de ensino remoto para que não os programas e a matéria não fiquem muito atrasados.

 

Vai haver alterações ao Calendário de Acesso ao Ensino Superior? Para já a indicação que temos é que não!

Estamos à espera junto do Ministério que nos deem a indicação se haverá alguma alteração ao Calendário de Acesso ao Ensino Superior, nomeadamente, se haverá alargamento dos prazos de inscrição para os Exames Nacionais e Provas de Ensino Secundário e para a inscrição nos Pré-Requisitos de Aptidão. Para já, mantêm-se tudo na mesma.

 

Quem é que é atingido pela suspensão das aulas presenciais? Todos.

Todos os ciclos de estudos são atingidos por esta medida, desde creches e ATL, até ao Ensino Superior, todos devem ficar em casa para evitar que o vírus continue a propagar-se! A malta do profissional que estiver em estágio, os casos estão a ser analisados 1 a 1 para perceber se justifica a suspensão do estágio também, portanto, não interessa se és do profissional ou do cientifico-humanístico, só deves sair de casa se for absolutamente necessário e mesmo nessas deslocações é importante não esquecer os cuidados já divulgados em todos os meios de comunicação:

  • Lavar as mãos frequentemente;
  • Tossir para o cotovelo;
  • Manter uma distância de segurança de 2 metros, pelo menos.

 

Como é que vai funcionar isto das aulas à distância? Nem todas as escolas conseguem ter esta possibilidade, mas já há alternativas!

Em primeiro lugar, como já dissemos em cima, isto não são férias. Para que compreendas melhor isto, tens de perceber que até aos shoppings e restaurantes estão a ser impostas restrições de afluência de pessoas e que estão a ser disponibilizadas formas de aprendizagem online.

Em segundo lugar, se a tua escola não tem ferramentas para que os professores possam ensinar à distância, a UNESCO disponibilizou algumas soluções.

É tudo em Inglês, portanto, até pode ser benéfico para treinares esta segunda língua que vai ser extremamente importante para as viagens que vais fazer quando o COVID for eliminado da nossa vida e até mesmo quando chegares ao Mercado de Trabalho.

Se não te dás bem com o Inglês, a Escola Virtual disponibilizou os seus recursos gratuitos temporariamente, para que, não percas o fio à meada e que nada te impeça de chegar aos Exames Nacionais confiançudo!

 

Se os teus pais tiverem de ficar em casa também vão estar a ganhar? Segundo o Primeiro-Minsistro, sim, mas parcialmente.

Também podes estar um pouco mais descansado a este nível, os teus pais ou encarregados de educação, não vão ficar sem ganhar dinheiro, até porque alguns vão estar a trabalhar de forma remota! O governo tem em marcha uma medida especial para ajudar as pessoas que sejam forçadas a ficar em casa tendo em conta a Pandemia.

O Público tem uma notícia sobre este assunto, caso queiras saber mais, “Um “mecanismo especial” para assegurar a remuneração parcial dos trabalhadores”.