Aulas presenciais voltam no dia 18 de maio para 11º e 12º

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
2 maio 2020

É oficial, já há estratégia, de gradual volta à normalidade e, portanto, data para o início das aulas dos alunos do 11º e 12º!

 

Não são só as escolas que vão reabrir. A dia 4 de maio prevê-se que o comércio local comece a abrir e a 1 de junho abre o comércio geral e as creches.

Antes disto tudo poder acontecer há alguns passos intermédios que o Governo terá de garantir, como por exemplo:

  • Abundância no mercado de meios de proteção individual e gel desinfetante;
  • Nova organização para os transportes públicos para diminuir as horas de ponta e aumento da oferta;
  • A robustez e capacidade do Serviço Nacional de Saúde

Tendo tudo isto garantido até dia 4 de maio, avança o desconfinamento do comércio local.

Será neste dia 4 de maio que também ficarão disponíveis nos super e hipermercados máscaras comunitárias de proteção individual – fabricadas em Portugal – em abundância, uma vez que o seu uso será obrigatório em todos os espaços fechados e com circulação de pessoas.

 

Assumindo que as coisas correm bem, avança-se para as aulas presenciais, apenas nas 22 disciplinas de exame, do 11º e 12º, a dia 18 de maio.

Aqui espera-se que as interações sociais disparem, portanto, o objetivo é que toda a gente nas escolas tenha máscaras, que haja gel desinfetante em todas as salas de aula e locais de circulação, para reduzir o risco de contágio.

Para além disso, e ainda que a Direção Geral da Saúde ainda não se tenha pronunciado, já há escolas por todo o país a fazer higienização dos edifícios e infraestruturas à base de álcool e sabão.

Há também escolas que estão a ponderar a criação de turnos para cada turma/disciplina e a contratação de mais professores para conseguir dividir as turmas que estarão presentes, aumentando assim a segurança de todos.

 

Se não vais fazer exames, estás de férias? Não, terás aulas e serás avaliado na mesma, mas é tudo feito à distância!

 

 

 

FONTE: Público