Há Municípios a disponibilizar recursos ou a dar dinheiro para ajudar os estudantes!

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
10 agosto 2020

Se não sabias, ficas a saber que as Câmaras Municipais têm uma parte do seu orçamento anual alocado à Educação e ao apoio às famílias. Com o COVID, os Municípios chegaram-se à frente e abriram os cordões à bolsa para reduzir as desigualdades acentuadas pela pandemia.

 

Vais encontrar neste artigo alguns links e explicações sobre algumas das oportunidades que existem para os alunos de secundário do próximo ano.

 

És de Vila Nova de Gaia? Podes ter direito entre 50 a 75€ para material escolar!

Esta iniciativa pertence ao Projeto “Gaia + Inclusiva” e pretende dar apoio aos estudantes desde o 1º ciclo até ao ensino secundário, conforme as suas necessidades educativas – seja para material literalmente ou para livros.

Trata-se de um cheque-oferta que é dado individualmente a cada aluno que estude numa escola em Vila Nova de Gaia e que esteja registado na plataforma “SIGA”.

Os alunos receberão uma SMS com um código, a partir de dia 20 de agosto, para poderem depois usar esse código na papelaria/livraria aderente.

 

És de Lisboa? Os alunos do Escalão A e B vão ter refeições gratuitas!

Este apoio já abrangia os mais novos – do 1º ciclo e mais novos – e agora vai passar para o 2º e 3º ciclos e ainda para os estudantes do secundário.

Trata-se de um investimento de 2,5 milhões de euros que abrange cerca de 36.000 estudantes e que faz parte do Plano Municipal de Refeições Saudáveis, concebido por nutricionistas e engenheiros alimentares.

 

És de Lagoa? Vai haver material gratuito para os mais novos e transporte gratuito para o secundário!

És de Aljezur? Tens direito a 50% de desconto no passe e possivelmente a um Subsídio de Transporte e Alojamento.

És de Setúbal? Podes ter direito a 50% desconto no passe!

És de Coimbra? Podes ter direito a ter o passe de transportes gratuito!

És de Ponte de Lima? Podes ter direito a 100%, 75% ou 50% de desconto no transporte!

 

O teu Município não aparece aqui? É normal, em Portugal existem 194827489279482 Municípios. Vá, não são tantos, mas são muitos! Se o teu não aparece aqui, está na altura de usares o melhor amigo do mundo na pesquisa por informação, o Google.